O que é um Perfil ICC

International Color Consortium (ICC)

Um perfil ICC é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Assim tornam possível aproximar a reprodução de cores produzidas e percebidas entre equipamentos desde scanner ao monitor passando por impressoras de provas, e também simular a aparência de imagens de máquinas impressoras. Perfis são usados cada vez que uma imagem é transformada de um formato para outro. Então quando você faz uma separação de um arquivo RGB para CMYK no Photoshop, um perfil RGB de origem e um perfil CMYK de destino são usados para calcular a separação.


Para que serve um Perfil ICC

Porquê perfis personalizados?

Dispositivos diferentes criam cores diferentes. Mesmo duas impressoras do mesmo modelo e marca irão requerer ajustes ligeiramente diferentes para produzir a mesma cor (e irão produzir cores ligeiramente diferentes com os mesmos ajustes). Perfis personalizados (feitos sob encomenda) levam em conta muitos fatores incluindo cor do papel, textura, ajustes de impressora e vários outros. A única forma de assegurar que você está recebendo a mais exata e fiel imagem possível é usar um perfil que foi criado especialmente para seu equipamento, papel, tintas e ajustes.


Qual a vantagem de fazer um perfil ICC

Vantagens

Cores fiéis

Reprodução repetida das cores

Padrão de qualidade e diferenciação da Empresa

Economia de tinta

Processos internos controlados

Apresentação diferenciada dos trabalhos

Ausência de retrabalhos

Segurança em prova de cor


Informações

Que informações estão contidas no perfil da impressora

Um perfil ICC de impressora contém um grande volume de informações, onde todos os aspectos do processo de impressão são tomados em consideração. Algumas das informações contidas no perfil ICC: Ganho de ponto; Registro; Tintas; Substrato, Temperatura; Húmidade; UCR; GCR; Reticulação; Resolução; Ajustes do Driver e de Aplicações; Calibração; Ajustes de arquivos de imagens, etc…


Cores Exatas

As cores serão exatas com a aplicação do ICC

A aproximação é um fato real, a exatidão não existe. Para se ter uma idéia nem a prova de máquina consegue ser repetida com exatidão na produção, sempre há variáveis que somente em produção é percebida e acabam por alterar o resultado, tais como, velocidade de máquina que em prova sempre é mais baixa, estabilização de água e tinta que só em produção é conseguida em caso de offset, etc. Por isso, por segurança da gráfica existem padrões de cores que vão do mínimo que o cliente admite até ao máximo, com cores mais fortes, determinando o desvio padrão de aceitabilidade do cliente.


Quantos perfis preciso?

Para cada material é ideal a utilização de um perfil diferente.


Validade do Perfil

<

Por quanto tempo o perfil é válido

O perfil permanecerá válido até que alguma coisa ocorra mudando a forma como a impressora irá produzir as cores. Mudar o papel, trocar a cabeça de impressão ou comprar as tintas de um fabricante diferente podem invalidar o perfil.


Ajuste de Perfis

Os perfis podem ser ajustados posteriormente á sua construção

Acontecem casos em que o cliente deseja aproximar ainda mais algum aspecto do resultado a um original, e para isto pode haver um ajuste no perfil após a sua construção – por exemplo, para ressaltar a luminosidade ou para aumentar a saturação mantendo o balanceamento das cores assim como reduzir diferenças sutis entre o impresso e o original. Entretanto, este ajuste no perfil pode, eventualmente, beneficiar uma parte da imagem em detrimento de outras.


Resultados

Resultados obtidos com a implantação do Gerenciamento de Cores

Quanto mais apostar na Criação de Perfis ICC, mais próximo terá a sua prova da realidade da máquina.